A Unidade no Espírito


A palavra unidade tem origem no termo latim unitas e designa a qualidade do que é único ou indivisível. Tem como significado aquilo que é considerado de forma individual e não plural.
Unidade também designa a união de componentes com uma determinada homogeneidade ou identidade.

"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 
Efésios 4:1-6"


Quem definiu quais seriam as funções no corpo ? Quem determinou que um cantaria, o outro tocaria bateria, outro seria pastor e outra seria secretária, e ainda que “fulano” seria líder? Quem deu a cada um dons e talentos diferentes dos outros? Cristo (I Coríntios 12.7-11; 18).
Quando entendemos isso, paramos de tentar ser o que não somos. Paramos de admirar excessivamente o que os outros têm em detrimento do que não temos. Há pessoas que não têm dom para cantar, por exemplo, mas querem isso tão intensamente cantar que se frustram quando não conseguem. Deus nos fez com dons e talentos específicos, e não precisamos carregar um fardo porque não somos como certas pessoas às quais admiramos. Essa admiração excessiva pode facilmente se transformar em inveja, e isso é pecado, fere e mata. Haveria uma grande monotonia se todos fôssemos iguais. Por isso, precisamos valorizar o que Deus nos deu e aos outros; respeitá-los, ainda que sejam diferentes de mim (I Coríntios 12.20).
Precisamos uns dos outros (I Coríntios 12.21-27)
Deus fez o corpo assim, diversificado, para que não haja divisão no corpo e todos tenham igual cuidado uns pelos outros. Assim, quando um sofrer, todos sofrerão com ele; quando um for honrado, todos se alegrarão com ele.
Você já descobriu o seu lugar no Corpo? Será que você precisa pedir perdão ao Senhor por ter desprezado os dons que Ele mesmo lhe deu? Será que você tem se comparado com os outros e deixado a sua individualidade morrer? Existe em seu coração algum pecado de inveja ou rejeição com relação a alguém, algum grupo de pessoas ou alguma igreja diferente da sua? Peça perdão ao Senhor. Peça ao Senhor que lhe mostre o seu lugar. Somos todos chamados a servir, a nos sacrificar, fazendo tudo o que nos vem à mão para fazer. Mas o nosso dom específico é aquele que temos de melhor e que nos dá maior prazer.
Nota: Ter unidade com meu irmão não significa ser como ele e sim ter o mesmo proposito em prol de Cristo e de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Sobre esta Postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...